Papel e Celulose

OMEL - Aplicações e Mercados - Papel e Celulose

As bombas de vácuo OMEL são utilizadas em diversas aplicações na Indústria de Papel e Celulose, tais como:

  • Reciclagem, branqueamento e formação
  • Prensagem e secagem da pasta ou da folha
  • Agitação aeróbica em tanques
  • Chupetas a vácuo para dobradeiras e corte
  • Transporte pneumático de aparas e cavacos
  • Secagem e moldagem a vácuo
  • Tratamento de efluentes.

Veja abaixo as principais aplicações em detalhe:

1. Seção de formação

A zona de formação das folhas de papel requer a remoção de aproximadamente 95% (noventa e cinco por cento) da água tida no processo de fabricação do papel.

Parte desta remoção pode ser feita de forma natural, no entanto, para que se tenha um melhor rendimento e drenagem de forma a não se perder material é essencial a utilização do sistema de vácuo. As bombas de vácuo OMEL são utilizadas na seção de formação da máquina de papel para remoção de água, tanto das caixas de sucção, quanto do rolo couch.

2. Seção de prensas

Após a formação da folha e primeira etapa de secagem a folha será encaminhada à seção de prensas, onde será extraída quase a totalidade da água restante no processo de fabricação, não retirada na seção de formação. O tubo pick up e os rolos de transferência utilizam vácuo para transferir o papel da seção de formação para a seção de prensas.

Quando a folha é prensada, o feltro e as prensas recebem a mistura de água e químicos utilizados no processo, além de restos de papel e outros materiais, eventualmente contaminantes. Cada feltro funciona continuamente e os contaminantes devem ser removidos antes das próximas prensagens. As caixas Uhle são as responsáveis pela extração da água e contaminantes. As bombas de vácuo Omel são utilizadas nesta etapa para extrair os líquidos das caixas Uhle.

É importante instalar um sistema de pré-separação em todas as caixas Uhle para prevenir que a água extraída do processo seja carreada para a bomba de vácuo.

3. Filtração a vácuo

As bombas de vácuo Omel são utilizadas em filtros de lama, filtros prensa e filtros “dregs”, gerando vácuo no interior dos mesmos, visando a remoção de líquido da celulose e de outros eventuais produtos filtrados.

Esquema de aplicação dos produtos OMEL

Deseja receber mais informações?

Nome*:

Email*:

Telefone*:

Mensagem:

 


Conheça a linha de equipamentos OMEL

Uma linha diversificada que atende com excelente custo/benefício às mais variadas aplicações nos diferentes segmentos da Indústria

OMEL - Bombas Centrífugas OMEL - Bombas de Vácuo OMEL - Bombas Dosadoras OMEL - Sopradores Tipo Roots
OMEL - Compressores a Vácuo OMEL - Rotâmetros OOMEL - Sistemas Vácuo e Dosagem OMEL - Válvulas de Mangote