HDRP D (BB2)

OMEL - Bomba Centrífuga HDRP/D BB2

Introdução

A bombas centrífugas HDRP D (BB2) API são bombas de processo de dois estágios projetadas para serviço pesado em aplicações de alta pressão e alta temperatura com capacidades extremamente baixas. Atendem a Norma API-610 (última edição) e possuem dois rotores tipo “low-flow” com montagem entre mancais (padrão BB2) “center-line”.

Características

Limites operacionais

BOMBA CENTRÍFUGA HDRP D (BB2)
Capacidade 0,3 a 24 m3/h
Altura ≤ 630 mca
Pressão (máx.) 70 kgf/cm2
Temperatura (máx.) 400 ºC

Aplicações

As aplicações variam de água e hidrocarbonetos leves a baixas temperaturas até fluidos corrosivos e outros serviços a temperaturas altas ou não em ambientes tais como:

  • Refinarias
  • Instalações petroquímicas
  • Processamento de gás
  • Instalações Offshore

Características construtivas

As bombas centrífugas HDRP D (BB2) são bombas centrífugas horizontais de dois estágios, radialmente divididas e com rotores entre mancais (BB2) que atendem a norma API 610 (última edição). Os dois rotores (radial semi-aberto), são do tipo low-flow e posicionados de forma a minimizar os esforços axiais e radiais. As vantagens típicas das bombas de simples estagio (HDRP) como alta estabilidade em condições de baixa vazão e baixo NPSHr são mantidas.

OMEL - Bomba Centrífuga HDRP/D BB2

A caixa de selagem atende a norma API 682. Os selos são do tipo cartucho, simples ou duplos (pressurizado ou não) e podem ser usados conforme as necessidades de cada aplicação especifica. A pressão da caixa de selagem é equalizada através de linha de balanceamento, permitindo que os selos, em cada lado, possam ser de mesma classe.

O projeto do eixo permite trabalhar com velocidade crítica acima de mais de 120% da rotação de projeto e com deflexões do eixo na região das faces de vedação dentro dos limites, conforme exigido pela API 610.

Outros destaques construtivos importantes

  • Não possui anéis de desgaste e possui folga axial adequada para trabalhar dentro da faixa de temperatura operacional sem risco de engripamento;
  • A carcaça é montada na configuração center-line para minimizar o desalinhamento induzido termicamente;
  • Bocais de sucção e descarga estão em conformidade com a ANSI – 600 psi e configurados com orientação de topo/topo;
  • Rotores são balanceados dinamicamente, chavetados e travados positivamente no eixo;
  • Baseplates em conformidade com API 610.

Materiais

As bombas podem ser executadas nas classes de materiais S-5, S-6, S-8, C-6, A-7, A-8, D-1, D-2 conforme indicado na norma API 610 (última edição) e também em materiais especiais sob consulta.

Deseja receber mais informações?

Nome*:

Email*:

Telefone*:

Mensagem:

 


Conheça a linha de equipamentos OMEL

Uma linha diversificada que atende com excelente custo/benefício às mais variadas aplicações nos diferentes segmentos da Indústria

OMEL - Bombas Centrífugas OMEL - Bombas de Vácuo OMEL - Bombas Dosadoras OMEL - Sopradores Tipo Roots
OMEL - Compressores a Vácuo OMEL - Rotâmetros OOMEL - Sistemas Vácuo e Dosagem OMEL - Válvulas de Mangote