UND III

Download do catálogo »

Introdução

As bombas de processo UND/lII, além de atender integralmente às especificações da norma ANSI/ASME B73.1 última edição, continuam sendo aperfeiçoadas para oferecer ao usuário um equipamento superior, de elevada eficiência, ótima performance, e um Tempo Médio Entre Manutenção (TMEM ) maior, garantindo-lhes a reputação de bombas de elevada confiabilidade nas mais difíceis condições de processo, fazendo com que as bombas UND/lII se apresentem entre as melhores de sua.

Características

  • Capacidade: até 2000 m3/h.
  • Alturas Manométricas: até 230 m.
  • Temperaturas: -100 até 260°C. Construções especiais até 370°C.
  • Pressões: até 26 Kg/cm2.
  • Potências aplicáveis: até 750 hp.

Aplicações

Por suas qualidades as Bombas Centrífugas UND/III são usadas há anos em indústrias como:

Indústria Química

Na transferência de produtos variados, corrosivos ou não, na carga e descarga de ácidos, transferência de produtos orgânicos, no bombeamento de produtos como enxofre, uréia, amônia, gases liquefeitos, solventes, monômeros, polímeros e outros produtos orgânicos ou inorgânicos.

Indústria Petroquímica

No bombeamento de aromáticos, hidrocarbonetos leves, líquidos de transferência térmica, refluxo e fundo de torres, gasóleo, condensado, etc.

Indústria de Papel e Celulose

Nos digestores, no bombeamento de licores verde, branco e negro, polpas leves, produtos de adição como caulim, dióxido de titânio, etc.

Siderúrgica e Mineração

Recuperação de ácidos, lavadores de gases, recirculação de ácidos, etc.

Indústria Alimentícia

No bombeamento de sucos, suspensões, emulsões, caldos, fluídos de troca térmica, condensado, amônia, açúcar e álcool.

Indústrias em Geral

Na indústria têxtil, farmacêutica, controle da poluição, saneamento, tingimento, em resfriamento de água, condensado, recuperação de ácidos, circulação de banhos galvânicos e de tingimento, lavagem de gases, alimentação de filtros e inúmeros outros processos industriais.

Características e diferenciais do projeto

Detalhes construtivos e opcionais que diferenciam a linha de bombas centrífugas da OMEL:

OMEL - Bomba Centrífuga - UND III - Detalhes Construtivos

(1) Caixa de selagem alargada SUPERBOX padrão em todas as bombas UND/III. Esse sistema aumenta a circulação de líquido na caixa de selagem e, portanto no selo mecânico reduzindo-lhe a temperatura das faces ao mesmo tempo em que por ação centrífuga afasta os sólidos permitindo uma melhor lubrificação. O projeto permite mudança de selo mecânico para gaxeta e vice-versa no campo e sem a necessidade de qualquer usinagem adicional. Câmara de selagem totalmente aberta e de paredes cônicas CONEBOX permite a montagem de selos simples ou de cartuchos com superlubrificação ou resfriamento, opcionalmente.

OMEL - Bomba Centrífuga UND III - Selagem Gaxeta OMEL - Bomba Centrífuga UND III - Selagem Superbox OMEL - Bomba Centrífuga UND III - Selagem Conebox
GAXETA: permite simples alteração de gaxeta para selo mecânico e vice-versa no campo e sem usinagem adicional. SUPERBOX: para selos simples e duplos quando é exigida restrição no fundo da caixa. (Use CONEBOX se a restrição não for exigida). CONEBOX: para selos simples e selos tipo cartucho. (Use SUPERBOX se a restrição no fundo da caixa for exigida).

Os sistemas SUPERBOX ou CONEBOX permitem a adoção dos mais variados sistemas de selagem. Selos mecânicos simples ou duplos de cartucho ou tandem com seus opcionais ou acessórios são acomodados nestas caixas de selagem, de dimensões avantajadas, que permitem também uma grande facilidade de manutenção.

(2) Rotor aberto que bombeia com eficiência líquidos limpos ou carregados. Opcionalmente o rotor é fornecido com sistema mecânico de travamento, que impede que o mesmo venha a se soltar do eixo, em caso de rotação reversa devida a condições específicas de trabalho ou montagem. Rotores fechados são também fornecidos opcionalmente sujeito a consulta.

(3) Rolamentos dimensionados para 25.000hs de operação com carga máxima e em serviço contínuo.

(4) Eixo com deflexão máxima do eixo 0,002″ (0,05mm).

(5) Selos tipo labirinto opcionais no suporte de rolamentos para evitar a entrada de contaminantes sólidos ou líquidos no interior do suporte de rolamentos.

(6) Sistema de resfriamento feito por camisa de circulação de água que pode ser instalado como opcional no suporte dos rolamentos.

(7) Manutenção da performance com sistema simples com apenas ajustes das folgas, resultando em economia de energia a longo prazo.

(8) Flexibilidade de lubrificação que permite além do sistema normal por salpico, a adoção de lubrificação por pulverização ou névoa (“oil mist”) e ainda alternativamente a graxa.

(9) Adaptador entre suporte dos rolamentos e carcaça fabricado em ferro fundido nodular, com resistência mecânica equivalente à do aço carbono; garantia de maior segurança.

(10) Carcaça tampa e adaptador montados com encaixe ajustado que assegura concentricidade do eixo e caixa de selagem, prolongando a vida do selo mecânico e dos rolamentos.

(11) O eixo em aço SAE 4140 de elevada resistência mecânica superdimensionado pode reduzir a deflexão nominal diminuindo, portanto, o L3/D4 aumentando a durabilidade do selo mecânico e dos rolamentos.

(12) Opcionalmente o rolamento de dupla carreira que suporta a carga axial do rotor pode ser substituído por dois rolamentos de carreira simples, de esfera, de contato angular, 40° montagem em O. Esta montagem é particularmente indicada para processos onde o conjunto mecânico da bomba opera com cargas muito elevadas.

Cobertura Hidráulica

OMEL - Bomba Centrífuga UND III - Carta de Cobertura

OMEL - Bomba Centrífuga UND III - Carta de Cobertura

OMEL - Bomba Centrífuga UND III - Carta de Cobertura

Pressões de descarga permissíveis

OMEL - Bomba Centrífuga UND III - Pressão de Descarga Permissível

Materiais conforme curvas do gráfico:

  • A = Hastelloy B e C AISI316 e 316L
  • B = AISI304 e 304L
  • C = Alloy 20
  • D = Ferro Nodular
  • E = Aço Carbono
  • F = Níquel
  • G = Monel
  • H = Titânio
  • I = Fofo Cinzento

Materiais

Denominação comercial Denominação ASTM Dureza
FºFº Nodular A536′ 160
Aço Carbono A216 WCB 150
Aço Inox 3041 A744 CF8 143
Aço Inox 304L A744 CF3 143
Aço Inox 316 A744 CF8M 143
Aço Inox 316L A744 CF3M 143
Aço Inox 317 A744 G8M 190
Aço Inox 420 A743 CA40 500
CD 4 MCU A744CD4M Cu 224
Durimet 20 A744 CN7M 133
Níquel A494 CZ100M 118
Hastelloy B A494 N7M 230
Hastelloy C A494 CW6M 220

Para uma tabela mais detalhada incluindo a composição das ligas favor consultar o catálogo do produto.

Dimensões principais

OMEL - Bomba Centrífuga - Modelo UND III

Para a tabela de dimensões de todos os modelos favor consultar o catálogo do produto.

Opcionais

A linha UND III de bombas centrífugas aceita os seguintes opcionais:

Caixa de selagem CONEBOX

Caixa de selagem que provê ao selo mecânico as melhores condições de funcionamento com melhor resfriamento das faces dos selos, sendo também autoventante e autodrenante.

Suporte para rolamentos Tipo R

Suporte reforçado que aumenta consideravelmente o TMEM (Tempo Médio Entre Manutenções) ou MTBPM (em inglês). Consiste na adoção de um eixo extremamente reforçado, um par de rolamentos de suporte de carga axial do tipo de esfera, de contato angular de 40° de ângulo de contato montados “back to back” e em O (conforme adotado nas bombas de serviço pesado tipo API 610) e lubrificação com anel aspersor de óleo. Tais alterações permitem à bomba:

  • operar em condições de fluxo reduzido (à extrema esquerda da curva);
  • operar com líquidos de pesos específicos extremamente elevados;
  • operar com polias em balanço onde se requeira operação com rotação fora das condições de velocidade normal dos motores elétricos.

É sabido que tais fatores em bombas normais provocam um aumento na deflexão do eixo levando à falha prematura, sêlos mecânicos e rolamentos, este suporte permite expandir significativamente os limites normais de uma operação normal e livre de falhas dos mesmos.

Lubrificação flexibilizada

Permite a adoção de lubrificação a graxa ou por névoa ou pulverização de óleo.

Vedação da caixa de rolamentos

A contaminação do óleo por água ou outros contaminantes, normalmente encontrados no ambiente de trabalho das bombas de processo, é a causa principal da redução da vida útil dos rolamentos. Sabe-se que 0,002% de água limpa no óleo causa uma redução de 48% na vida do rolamento e 6% causa uma redução de 83%, assim é imperioso para que possamos obter aumentos consideráveis do tempo de operação das bombas, sem uma manutenção frequente, evitar a penetração de contaminantes líquidos ou sólidos no óleo existente no cárter do suporte dos rolamentos. A adoção de selos tipo labirinto ou magnéticos no lugar dos retentores com a eliminação dos “vents” convencionais reduzem este problema de uma maneira considerável e consequentemente aumenta o TMEM (Tempo Médio Entre Manutenções).

Camisas de resfriamento e aquecimento

Permitem o controle adequado da temperatura do produto bombeado ou do óleo de lubrificação da bomba melhorando-lhe o desempenho mecânico e hidráulico. As camisas são fundidas e não soldadas, constituindo com a carcaça, a tampa traseira da bomba e o suporte dos rolamentos uma peça única.

Selagem Hidrodinâmica

Em serviços difíceis, especialmente em aplicações envolvendo abrasivos e corrosivos, a OMEL desenvolveu o Sistema SDV (Sistema Dinâmico de Vedação) que permite a combinação de um rotor adicional repulsor montado entre a caixa de selagem e o rotor principal, eliminando a necessidade de selos mecânicos, gaxetas e oferecendo as seguintes vantagens adicionais:

  • Não necessita líquido auxiliar de fonte externa.
  • Elimina a diluição do produto e o bombeio de contaminantes.
  • Reduz drasticamente os custos de instalação e de operação.

O repulsor opera como um rotor auxiliar, bombeando os líquidos e sólidos existentes na caixa de vedação. A existência de uma vedação secundária, geralmente um jogo de gaxetas autolubrificantes ou um selo mecânico especial, evita pingamentos ou vazamentos quando a bomba está parada. Além do fornecimento deste sistema de vedação em bombas novas, OMEL executa o retrofitting em bombas que já estejam em operação.

Rotor com sistema de segurança contra rotação em sentido contrário ao normal

É um desenvolvimento feito para atender algumas exigências de processo. Os rotores são enchavetados e parafusados ao eixo e não podem se desaparafusar quando, devido a problemas de operação ou instalação, as bombas venham a girar no sentido contrário. O retrofitting também é possível.

Notas:

  • Bombas fabricadas inclusive na versão vertical.
  • Para maiores detalhes sobre os opcionais mencionados solicite literatura adicional ou consulte nosso departamento técnico ou vendas.
  • Deseja receber mais informações?

    Nome*:

    Email*:

    Telefone*:

    Mensagem:

     


    Conheça a linha de equipamentos OMEL

    Uma linha diversificada que atende com excelente custo/benefício às mais variadas aplicações nos diferentes segmentos da Indústria

    OMEL - Bombas Centrífugas OMEL - Bombas de Vácuo OMEL - Bombas Dosadoras OMEL - Sopradores Tipo Roots
    OMEL - Compressores a Vácuo OMEL - Rotâmetros OOMEL - Sistemas Vácuo e Dosagem OMEL - Válvulas de Mangote