BLN MV

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Operação

A bomba de vácuo de anel líquido série BLN/MV opera com líquido auxiliar (usualmente água) em quantidade controlada. A medida que o rotor gira excentricamente no interior da carcaça, o líquido é impelido pela força centrífuga para a periferia da carcaça. As pás do rotor ficam imersas no anel líquido assim formado até o nível do cubo do mesmo em um ponto da periferia do anel, ficando na extremidade oposta do mesmo, imersas somente as pontas das suas pás. A medida que as pás do rotor, que estão totalmente imersas, giram e somente suas pontas ficarão imersas no anel líquido, criando um espaço vazio nas cavidades entre duas pás consecutivas. Estas cavidades coincidem com a janela de entrada por onde o ar ou gases do processo são induzidos. Numa sequência similar, porém inversa, o ar ou gases são expelidos pela janela de saída da placa lateral na outra extremidade. O grau de vácuo alcançado depende da energia fornecida ao líquido pela velocidade do rotor e pelas características do líquido auxiliar empregado.

Materiais

  • As bombas de vácuo de anel líquido da série BLN/MV, são compostas por
  • Laterais: feitas de ferro fundido.
  • Elementos intermediários excêntricos: feitos em aço carbono.
  • Eixo: feito em aço-cromo.
  • As bombas podem ser manufaturadas em aço inoxidável ASTM A 744 Gr.CF8 e CF8M (AISI 304 e 316), sujeito a consulta em outras ligas especiais.

Aplicações

As bombas de vácuo de anel líquido tem aplicações nos mais diversos processos industriais como: degaseificação, cozimento, desodorização, desaeração, concentração, exaustão de condensadores, destilação, recuperação de solventes, extrusão de plásticos, filtração a vácuo, escorvamento de bombas centrífugas, empacotamento a vácuo, dentre outros sujeito a consulta.

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Performance

  • Vazão efetivamente aspirada (ar rarefeito): expressa em m3/h;
  • Potência absorvida ao eixo da bomba.
  • Vácuo: expresso em mm Hg, usando água a 15ºC (59 F).
  • Pressão barométrica: 760 mm Hg.
  • Água como fluído de selagem com peso específico igual a 1.

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Prever um incremento de potência no motor de 10 a 15% a mais do que a absorvida (BHP é a potência absorvida no eixo).

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