Aplicações e vantagens da válvula de mangote na indústria de mineração

Foto planta de grande porte para mineração de ferro

O que são válvulas de mangote

As válvulas de mangote são válvulas de passagem plena que possuem um diafragma tubular (mangote) fabricado em borracha natural ou sintética e utilizadas em aplicações de controle total ou parcial de fluidos industriais nos segmentos de mineração, saneamento, química, tintas, alimentos, dentre outros.

A montagem e desmontagem do equipamento é bastante simples. Sua manutenção consiste basicamente na substituição do mangote, que é realizada de forma rápida, evitando longos períodos de parada do processo. Apenas o mangote entra em contato direto com os fluidos aumentando a vida útil de todos os demais componentes.

São fornecidas em versões para baixa e alta pressão e bitolas de 1/2″ a 24″.

Aplicações da válvula de mangote na indústria de mineração

Válvula de mangote aplicação na indústria de mineração

Devido à excelente resistência física e química dos elastômeros utilizados na fabricação do seu diafragma tubular, a válvula de mangote é especialmente indicada para uso na indústria de mineração no controle de fluidos abrasivos e corrosivos tais como minérios flotantes, slurries, lamas químicas, rejeitos, etc.

O processo de extração é realizado por maquinários que realizam a moagem, separação (sólidos/líquidos), sedimentação e finalmente o transporte. É nessa etapa que as válvulas de mangote são utilizadas no controle da estanqueidade e do fluxo gradativo da polpa de minério que é transportada através de dutos.

Essa polpa contém partículas e resíduos lamacentos e se move através das tubulações e das válvulas de mangote com pressão e velocidade elevadas e a temperaturas que podem atingir 90ºC ou mais. A seleção adequada da válvula de mangote é importante para garantir a eficiência e a segurança do processo evitando falhas que podem causar grandes prejuízos financeiros e ao meio ambiente.

Conheça as principais vantagens da válvula de mangote

  • Quando aberta sofre desgaste mínimo e sem turbulência;
  • Possuem torque constante nas operações de abertura e fechamento;
  • As válvulas de mangotes oferecem um padrão de fluxo hidrodinâmico que evita o efeito de deflexão e desgaste do componentes, ao contrário das válvulas convencionais;
  • Possuem corpo e estrutura em material fundido oferecendo muito mais resistência e durabilidade;
  • Nas bitolas acima de 12″ são fornecidas com redutor no sistema de abertura e fechamento, reduzindo o esforço do operador e aumentando a rapidez da operação de abertura ou fechamento;
Solicite mais informações sobre válvulas de mangote para a indústria de mineração

Converse agora com nossa equipe!

Clique no botão CHAT ONLINE no canto da tela e tenha um especialista à sua disposição para atende-lo sobre os detalhes da sua aplicação.

A OMEL possui uma linha completa de soluções para a indústria de mineração

Bombas centrífugas

Bombas de vácuo

Bombas dosadoras

Sopradores

Válvulas de mangote

Rotâmetros