Sistema de vácuo é uma designação genérica para um arranjo de equipamentos utilizados para geração de vácuo. Os sistemas de vácuo são geralmente projetados de forma personalizada para atender requisitos e condições específicas exigidos pelos diferentes processos industriais.
As bombas de vácuo de anel líquido são largamente utilizadas nas indústrias de óleos, gorduras e biodiesel em aplicações tais como:
As bombas de anel liquido podem ser de duplo-estágio (que atingem vácuos mais elevados), bombas de placas verticais ou de cones, e bombas monobloco.
Também é possível configurar sistemas híbridos utilizando ejetores tabalhando em conjunto com as bombas de vácuo ou sistemas com sopradores tipo “roots” trabalhando em vácuo em conjunto com a bomba de vácuo.
A análise comparativa para a escolha entre os diversos sistemas de vácuo disponíveis para uma determinada aplicação é, na maioria das vezes difícil e demorada, e leva em consideração fatores técnicos bem como os econômicos.
Os dois principais fatores que afetam a seleção final de um sistema de vácuo são:
Porém vários outros fatores devem ser verificados, dependendo do processo onde o sistema de vácuo será instalado e entre eles podemos citar: