OMEL, orgulhosamente “Made in Brazil”!

Vista aérea da fábrica da Omel Bombas em Guarulhos / SP

Por que comprar produtos brasileiros fabricados no Brasil?

Falar em produtos brasileiros fabricados no Brasil parece redundância, mas sabemos que nem sempre os produtos de um país são fabricados no país de origem. Uma infinidade de produtos é fabricada através de terceirização de produção em outros países e somente a comercialização permanece no país de origem.

Este fato é muito corriqueiro, mas os impactos desta modalidade de produção nem sempre são conscientes.

A indústria de um país gera uma infinidade de empregos diretos e indiretos e uma intensa atividade econômica, valores que permanecem no país e que promovem estabilidade, melhorias para a sociedade e o desenvolvimento científico e tecnológico.

Logotipo COVID-19 Resposta UN

Num cenário de pandemia, gerar estes recursos se torna ainda mais importante, já que é fundamental suprir as necessidades financeiras em um momento de uma crise desta magnitude. Estes fatos são muito importantes e relevantes e devem ser pesados na hora de uma escolha entre um produto importado ou nacional.

Variação anual do volume global do comércio de bens (%)

Gráfico indicando a variação anual do volume global de comércio de bens

Fonte: Comissão Econômica para América Latina e Caribe (ECLAC)

Proteção contra variação cambial

Mas, que outras vantagens objetivas e imediatas o cliente tem em comprar produtos nacionais? Um grande alívio é poder comprar em reais e ficar livre das flutuações da variação cambial. Isto também facilita as tratativas com o banco ou agente financiador no momento de eventuais financiamentos na compra dos ativos para a empresa. A compra de produtos nacionais em reais também permite o planejamento de verbas de manutenção e compra de peças de reposição que muitas vezes tem impacto enorme com a variação cambial.

Gráfico variação cambial dolar pandemia COVID 19

Fonte: Google Finance

Vantagens na logística

Os produtos fabricados no Brasil atendem as normas brasileiras inclusive quanto ao fornecimento de peças. Os produtos importados muitas vezes estão sujeitos a normas e leis de outro país e podem oferecer características e barreiras indesejáveis. Isto sempre deve ser observado quando se compra itens importados.

A logística das importações já é complicada normalmente e, neste momento de pandemia, os fretes e seus prazos se tornam imprevisíveis. Existe dificuldade de conseguir navios e aeronaves para o transporte dos produtos e os períodos e regras da produção neste momento mudam de país para país e inesperadamente.

Os produtos OMEL são projetados e fabricados no Brasil desde 1952, são inovadores e de qualidade reconhecida. Todos os fornecedores da OMEL também são brasileiros ou estrangeiros com sede no país. Esta longa história motiva uma tranquilidade na hora de optar por produtos de uma marca reconhecida.

Impacto da Pandemia na Logística Mundial

Setor Naval

  • A tendência global para o transporte marítimo é de queda desde Março/2020. Na América Latina a queda de Janeiro-Maio/2020 chegou a -6,1%;
  • Os fretes marítimos em Julho/2020 chegaram a valores 48% acima em relação ao ano anterior e 6 das 10 maiores empresas globais apelaram para auxilio financeiro de seus governos.
  • Acentuou-se ainda mais a concentração dos fretes marítimos no poder de grandes alianças de empresas – 3 destas coorporações dominaram 84.2% do mercado com impacto direto no valor final dos fretes cobrados.

Setor Aéreo

  • O setor de aviação foi um dos mais atingidos pela pandemia enfrentando a maior crise de sua história. Em termos globais, em Maio/2020 a queda do lucro/passageiro/km (RPK) e do frete/tonelada/km (FTK) cairam 98.9% e 62.1% respectivamente quando comparados ao ano anterior. No Brasil essa queda foi em média de 95% (RPK) e 46% (FTK).
  • As perdas brutas globais em 2020 chegaram a US$ 84.3 bilhões com 32 milhões de empregos em risco. Nos 5 primeiros meses de 2020 as empresas aéreas perderam 50% do valor de mercado global. Diversas empresas foram obrigadas a solicitar auxíio financeiro.
  • Essa pressão sobre o setor de aviação afeta diretamente os custos do frete aéreo além da diminuição da quantidade de voos e rotas atendidas.

Fonte: Comissão Econômica para América Latina e Caribe (ECLAC)

Facilidade na aquisição de peças e assistência técnica

Mas, além de todas as vantagens acima existe uma vantagem maior e um ganho indiscutível: o fornecimento de peças e assistência técnica garantido.

Quando se adquire um ativo para uma fábrica, existe uma produção vinculada a este ativo que representa a continuidade dos rendimentos da empresa. Portanto, ela deve ser assegurada através da qualidade do produto e do fornecimento das peças de desgaste natural. O suporte técnico também é fundamental.

Quando se compra produto importado, o fornecedor está distante e se acontece um defeito no produto, muitas vezes as tratativas são desgastantes e corrigir o problema gera muitos gastos. Mesmo que o fabricante resolva o problema é muito provável que será preciso esperar muito tempo para que esta operação seja concluída.

Se o fabricante estiver próximo ao consumidor, não faltarão estoques de peças de reposição e a assistência técnica poderá oferecer o conforto e segurança de atendimento diretamente da fábrica.

OMEL, orgulhosamente “made in Brazil”!

A OMEL busca sempre oferecer o melhor atendimento com tecnologia e qualidade. Está à disposição e trabalhando arduamente e com todos os cuidados de higiene para continuar suprindo o mercado industrial brasileiro com soluções inovadoras em controle e deslocamento de fluidos.

Conheça a linha completa de bombas, sopradores, válvulas e rotâmetros

Sopradores

Bombas de vácuo

Bombas centrífugas

Bombas dosadoras

Válvulas de mangote

Rotâmetros

Peças e assistência técnica

Converse agora com nossa equipe!

Clique no botão CHAT ONLINE no canto da tela e tenha um especialista à sua disposição para atende-lo sobre os detalhes da sua aplicação.