As Bombas Centrífugas Verticais In-Line são bombas de processo para montagem em linha nas tubulações. São muito utilizadas nas indústrias químicas e petroquímicas em aplicações de porte médio ou pesado tais como:
O projeto da Bomba Centrífuga Vertical In-Line oferece um design que economiza espaço para sua instalação, ocupando uma área bem menor que a utilizada por uma bomba centrífuga horizontal padrão. Por conta disso esse tipo de bomba é ideal para uso em instalações compactas ou que necessitam ser montadas em espaços reduzidos.
A bomba é montada em linha e no mesmo nível da tubulação, como se fosse uma válvula. Dessa forma não existe o risco de desalinhamento.
Não há necessidade de base ou fundação especial para a instalação. Como não é fixada ao piso, a bomba pode movimentar-se com a linha, dispensando o uso de juntas de dilatação ou de expansão. Nos casos em que seja necessária a montagem sobre base, a mesma é muito reduzida em relação ao tamanho da bomba.
Essas vantagens tornam o processo de instalação da bomba mais simples e geram economia de gastos com tubulações, curvas, juntas, etc. que serão claramente identificadas já na fase de projeto da instalação.
A manutenção de uma Bomba Centrífuga Vertical In-Line é muito mais simples que a de outros tipos de bombas pois não é necessário desconectar a bomba da tubulação.
Projetada conforme ANSI-ASME B 73.2 e/ou API OH3 e no sistema back-pull-out, ao retirar-se o espaçador do acoplamento e o conjunto do suporte de rolamentos, o selo, eixo e rotor podem ser facilmente extraídos. Não há a necessidade de manuseio do motor e a carcaça permanece fixa à tubulação.
Alinhamento
Outro ponto de destaque é que elimina-se a necessidade de alinhamento entre bomba e motor, uma vez que este alinhamento é realizado na fábrica de maneira permanente. Quando se retira o conjunto do suporte de rolamentos, selo e rotor, o motor permanece fixo ao seu suporte na carcaça da bomba continuando perfeitamente alinhado.
No dimensionamento de uma bomba centrífuga é importante considerar a vazão da bomba e a compatibilidade química entre os materiais construtivos da bomba e o fluido de operação. O fluido pode atacar quimicamente a carcaça e os internos da bomba. A escolha correta do modelo e especificações técnicas e materiais construtivos da bomba centrífuga é muito importante para garantir o melhor rendimento e eficiência da bomba na linha, reduzir custos com manutenção não programada e aumentar a vida útil do equipamento.
Nossa equipe de especialistas está capacitada para analisar as necessidades da sua aplicação e selecionar de forma rápida a solução com o melhor custo benefício. Além disso avaliamos também o ambiente físico da sua planta operacional oferecendo diversas opções para conexões, acessórios, instrumentação, sensores e montagem em skids.
Entre em contato ou se preferir agende agora uma reunião virtual exclusiva!