Bombas Centrífugas In-Line

As Bombas Centrífugas Verticais In-Line são bombas de processo para montagem em linha nas tubulações. São muito utilizadas nas indústrias químicas e petroquímicas em aplicações de porte médio ou pesado tais como:

  • Indústria química : transferência de produtos variados, corrosivos ou não, carga e descarga de ácidos, transferência de produtos orgânicos, bombeamento de produtos como enxofre, uréia, amônia, gases liquefeitos, solventes, monômeros, polímeros e outros produtos orgânicos ou inorgânicos.
  • Indústria petroquímica : bombeamento de aromáticos, hidrocarbonetos leves, líquidos de transferência térmica, refluxo e fundo de torres, transferência de condensado, etc.

Instalação compacta e em espaço reduzido

O projeto da Bomba Centrífuga Vertical In-Line oferece um design que economiza espaço para sua instalação, ocupando uma área bem menor que a utilizada por uma bomba centrífuga horizontal padrão. Por conta disso esse tipo de bomba é ideal para uso em instalações compactas ou que necessitam ser montadas em espaços reduzidos.

A bomba é montada em linha e no mesmo nível da tubulação, como se fosse uma válvula. Dessa forma não existe o risco de desalinhamento.

Não há necessidade de base ou fundação especial para a instalação. Como não é fixada ao piso, a bomba pode movimentar-se com a linha, dispensando o uso de juntas de dilatação ou de expansão. Nos casos em que seja necessária a montagem sobre base, a mesma é muito reduzida em relação ao tamanho da bomba.

Essas vantagens tornam o processo de instalação da bomba mais simples e geram economia de gastos com tubulações, curvas, juntas, etc. que serão claramente identificadas já na fase de projeto da instalação.

Facilidade de manutenção

A manutenção de uma Bomba Centrífuga Vertical In-Line é muito mais simples que a de outros tipos de bombas pois não é necessário desconectar a bomba da tubulação.

Projetada conforme ANSI-ASME B 73.2 e/ou API OH3 e no sistema back-pull-out, ao retirar-se o espaçador do acoplamento e o conjunto do suporte de rolamentos, o selo, eixo e rotor podem ser facilmente extraídos. Não há a necessidade de manuseio do motor e a carcaça permanece fixa à tubulação.

Alinhamento
Outro ponto de destaque é que elimina-se a necessidade de alinhamento entre bomba e motor, uma vez que este alinhamento é realizado na fábrica de maneira permanente. Quando se retira o conjunto do suporte de rolamentos, selo e rotor, o motor permanece fixo ao seu suporte na carcaça da bomba continuando perfeitamente alinhado.

Características principais do projeto da Bomba Centrífuga Vertical In-Line

  • Atendem às principais normas ANSI e API conforme o tipo de aplicação desejada
  • Mancais e luvas em ligas especialmente selecionadas para garantir longa vida útil
  • Projeto eficiente e prático que permite rápidas manutenções preventivas e corretivas
  • Peças intercambiáveis entre diferentes modelos compatíveis
  • Construção tipo “back pull-out”, visando remoção traseira do suporte dos rolamentos.
  • Suporte de rolamentos próprio sem necessidade de motores com eixos ou tolerâncias especiais.
  • Ampla caixa de selagem permite a montagem dos mais variados tipos de selos mecânicos, sobrepostas, gaxetas e acessórios de selagem.
  • Rolamentos com dupla carreira de esferas para evitar a sobrecarga dos rolamentos do motor.
  • As partes em contato com o líquido bombeado podem ser fundidas em inúmeras variedades de liga.
  • Possuem baixo NPSHr e são pré-alinhadas na própria fábrica.

A importância de selecionar corretamente o modelo e materiais de uma bomba centrífuga

No dimensionamento de uma bomba centrífuga é importante considerar a vazão da bomba e a compatibilidade química entre os materiais construtivos da bomba e o fluido de operação. O fluido pode atacar quimicamente a carcaça e os internos da bomba. A escolha correta do modelo e especificações técnicas e materiais construtivos da bomba centrífuga é muito importante para garantir o melhor rendimento e eficiência da bomba na linha, reduzir custos com manutenção não programada e aumentar a vida útil do equipamento.

Artigos relacionados

Escola de Bombas

Dicas de instalação e manutenção dos equipamentos OMEL, análises técnicas, tabelas de conversão e muito mais!

Peças Originais e Assistência Técnica

Conserte sua bomba com quem fabrica!

Ao optar por peças originais e contar com uma assistência técnica especializada, a OMEL garante a qualidade, segurança e durabilidade dos produtos oferecidos. Isso pode reduzir custos a longo prazo e aumentar a satisfação dos nossos clientes, já que eles têm a certeza de que estão sendo atendidospor prossionais capacitados e utilizando peças de alta qualidade.