A Hidráulica Responde – 03

Artigo 03

A PERGUNTA É

Consegue-se calcular literalmente a perda de carga localizada em expansão brusca, sem que tenhamos que recorrer a ensaios em bancadas ou outras correlações?

Figura 1

EQUACIONAMENTO DA PERDA DE CARGA

Escoamento real, entre duas seções com diâmetro D1 e D2, aplicando a Equação de Bernoulli Generalizada entre as seções (1) → A1 e (2) → A2 que são perpendiculares a linha de centro:

( 3.1 )

Perda de carga entre as seções (1) e (2)

Sabendo que z1 = z1 resulta na equação (3.1):

( 3.2 )

A segunda equação é a Equação da continuidade:

( 3.3 )

A terceira equação é a Segunda Lei de Newton:

( 3.4 )

A variação da quantidade de movimento dada por:

( 3.5 )

Portanto, para A1 = A2, na equação (3.3) tira-se que:

( 3.6 )

Substituindo-se Q2 da equação (3.3) na equação (3.6) temos:

( 3.7 )

( 3.8 )

Dividindo-se tudo por:

Temos:

( 3.9 )

E igualando-se (3.9) a (3.2) temos:

( 3.10 )

( 3.11 )

( 3.12 )

Colocando em evidência:

Temos:

( 3.13 )

( 3.14 )

Esta equação é conhecida como Equação de Carnot – Borda (Jean Charles Borda, matemático e oficial da marinha Francesa, 1733 – 1799, e Lazare Carnot, engenheiro Francês 1753-1823).
Ela permite determinar com exatidão e de forma fácil e rápida a perda de carga de uma singularidade com este formato, sem a necessidade de realização de ensaios em laboratório ou emprego de outras correlações.

Sobre o autor

Walter Luiz Polonio é Engenheiro Mecânico formado na Unesp e Mestre em Engenharia Industrial. É especialista em Filtração continua a vácuo, em transporte pneumático, golpes de aríete, trocadores de calor, análise estática de tubulações e em espessamento e filtragem. Profissional atuante no mercado sucroalcooleiro desde 1983, ocupa hoje a Gerência de Disciplinas, responsável por padrões e definições de projetos desde processos nas áreas mecânica, civil, elétrica e automação, na empresa Raízen Bioenergia. Em seu tempo vago gosta de restaurar motos antigas.

Série “A HIDRÁULICA RESPONDE”, #3, W.L.P. 01 de Outubro de 1997.


Uma linha diversificada que atende com excelente custo/benefício às mais variadas aplicações nos diferentes segmentos da Indústria

Artigos relacionados

Escola de Bombas

Dicas de instalação e manutenção dos equipamentos OMEL, análises técnicas, tabelas de conversão e muito mais!

Peças Originais e Assistência Técnica

Conserte sua bomba com quem fabrica!

Ao optar por peças originais e contar com uma assistência técnica especializada, a OMEL garante a qualidade, segurança e durabilidade dos produtos oferecidos. Isso pode reduzir custos a longo prazo e aumentar a satisfação dos nossos clientes, já que eles têm a certeza de que estão sendo atendidospor prossionais capacitados e utilizando peças de alta qualidade.