Como sabemos “TP” é o transporte de material a granel, por meio de ar. Exemplo: cereais em grãos, farinha, cimento, granalha, carvão pulverizado, correio pneumático, etc.
Como vantagens principais podemos citar:
Como desvantagens principais podemos citar:
1. Funcionamento em fase diluída
Neste tipo de funcionamento:
2. Funcionamento em fase densa
Neste tipo de funcionamento:
1. Aspiração
O soprador succiona o ar limpo que vem de um filtro ou ciclone, no qual fica retido o material que foi transportado.
Vantagens:
Desvantagens:
2. Insuflamento ou pressão
O soprador comprime o ar que vem da atmosfera, que por sua vez carrega o material, proveniente de um silo, até o recipiente de coleta.
Vantagens:
Desvantagens:
Como sabemos podemos utilizar: Ventiladores, Sopradores Tipo Roots e Compressores.
Para o transporte pneumático são utilizados ventiladores tipo radial. Como são máquinas centrífugas há um grande compromisso entre altura manométrica e vazão, ou seja, quanto mais se aumenta a vazão mais se reduz a altura manométrica e consequentemente a perda de carga que a máquina deve vencer.
Portanto, algumas vezes será necessário o emprego de ventiladores duplos radiais, 2 ventiladores em série dentro de uma mesma carcaça. São máquinas um pouco mais complexas, que também tem limitação de altura manométrica.
De uma maneira geral, o transporte pneumático utilizando-se ventiladores fica limitado à uma contrapressão de 150 mbar ou 1500 mm H2O.
Como vantagem podemos citar seu baixo custo. Como desvantagem grande limitação na perda de carga a ser vencida, o que inviabiliza, na grande maioria dos “TPs”, seu emprego.
É a máquina ideal para este tipo de aplicação, pois apresenta grande faixa operacional em termos de vazão e altura manométrica. Além disso, devido à robustez da máquina a relação custo/benefício fica atrativa, após vários anos de operação.
Pode ser utilizado tanto na Aspiração (ver fig. 1), quanto no Insuflamento ou pressão (ver fig. 2). A empresa OMEL Bombas e Compressores Ltda vem fabricando desde 1950 este tipo de máquina, com muito sucesso para todo tipo de indústria, apresentando os sopradores das séries “SR”, que são compressores bilóbulares e da série “SRT”, que são compressores trilóbulares.
São basicamente máquinas volumétricas de deslocamento positivo, constituídas por um par de lóbulos com perfil conjugado, girando no interior de um corpo adequadamente projetado.
Faixa operacional (dependendo do par “vazão X contrapressão):
Vantagens:
Desvantagens:
Muito adequado ao “TP” em fase densa, onde a perda de carga está na faixa de 1,5~5,0 bar(g).
Geralmente compressores centrífugos tipo monoestágio, de custo relativamente elevado, de ampla faixa operacional. Permitem o “TP” cobrindo grandes distâncias, com alto teor de particulado e relativamente pequenos diâmetros de tubulação. Muito usado na indústria de cimento, transporte fase densa.
Vantagens:
Desvantagens:
Conheça a linha completa de Sopradores Tipo “Roots” da OMEL »