Características
A Bomba NSPM é uma bomba dosadora de Diafragma Triplo, com sensor de ruptura, regulagem automática (pneumática) e transdutor I/P.
Trata-se de uma série de bombas dosadoras de pequena capacidade com diafragmas hidraulicamente balanceados, que deixam o produto bombeado isolado da parte mecânica da bomba. A capacidade é regulável com a bomba em funcionamento, as válvulas de segurança contra excessos de pressão e válvula de compensação para perdas de óleo são incorporadas no sistema hidráulico e o sistema mecânico opera em banho de óleo.
São bombas de diafragma e pistão utilizadas para serviços de alta precisão com capacidade teórica máxima que pode variar linearmente de 0 a 100%, permitindo dosagens com erros de, no máximo, 1%.
Uma bomba de deslocamento positivo
Combinando as funções de bomba de pistão e bomba de diafragma, NSP/M é uma bomba de deslocamento positivo, na qual o pistão, funcionando em movimento alternado desloca um volume determinado de óleo. Este procedimento faz com que seja movido hidráulica e alternativamente um diafragma, que tem a função de separar os líquidos, cujo deslocamento, por sua vez, força o movimento do líquido bombeado através do sistema de válvulas de retenção na aspiração e no recalque.
Com um Diafragma Hidraulicamente balanceado
Com o banho de óleo o pistão move hidraulicamente e alternativamente o diafragma. Este por sua vez, em função do seu deslocamento, movimenta o líquido a ser bombeado, que será aspirado pela válvula de retenção de sucção (no movimento de aspiração do pistão) e recalcando-o através da válvula de retenção de descarga (no movimento de compressão do pistão). O diafragma isola o produto a ser bombeado, confinando-o entre a câmara de bombeamento e as válvulas de retenção. Estas são as únicas partes da bomba, que entram em contato com o produto bombeado.
O diafragma da bomba NSP/M tem a função de película separadora de dois líquidos, não estando submetido a esforços ou cargas ou bombeamento. O líquido de um lado é o produto a ser bombeado, havendo do outro lado o óleo hidráulico. Os diafragmas da NSP/M são fornecidos em dois materiais principais: PTFE ou polipropileno, podendo ser fornecidos em aço inoxidável em casos especiais.
Materiais
Regulagem de Capacidade
A capacidade da bomba pode ser regulada por meio de um dial situado na parte posterior da bomba, cuja escala é gravada de 0 a 10 ou 0 a 100 permitindo a regulagem com a bomba em funcionamento.
A regulagem de capacidade poderá ser feita também por meio de controladores pneumáticos ou elétricos. Outrossim, um redutor colocado entre o motor e a bomba torna possíveis reduções de 2:1; 4:1; 8:1; ou 10:1 podendo ser atingida redução para até 4 pulsações por minuto.
O fluxo de líquido obtido pelas bombas NSP/M é pulsante, mas tais pulsações podem ser quase totalmente eliminadas pelo uso de amortecedor desenvolvido especialmente para tal série de bombas, que poderá ser instalado de acordo com a necessidade da instalação.
Performance
A tabela indica o deslocamento volumétrico teórico baseado no diâmetro do pistão, curso e no número de pulsações. Não são levadas em consideração perdas de capacidade devidas às tolerâncias de fabricação, vedação das válvulas e pressão de operação.
O aumento da pressão de descarga implicará no decréscimo de capacidade da bomba de aproximadamente 1% a 1,5% para cada aumento de pressão da ordem de 6.8/7.0 Kg/cm². As perdas de capacidade serão maiores se forem adotados diafragmas triplos ou execuções especiais com a cabeça de bombeamento situada longe do corpo da bomba.
Dimensões
As carcaças e bases das bombas NSP/M possuem dimensões idênticas. A ilustração abaixo é meramente indicativa e não deve ser tomada como definitiva. Favor solicitar dimensionamento junto com a consulta antes de efetuar qualquer projeto em que estejam envolvidas as dimensões desta série de bombas.